top of page
Descrição.png
descrição titulo.png

      A Baixada Fluminense, área integrante da Região Metropolitana do Rio de janeiro, conhecida popularmente pela representação de pobreza, altos índices de violência e baixos indicadores sociais, vem passando por profundas transformações. Estas incluem desde questões da esfera política, marcadas pelas emancipações nos anos de 1990 e na dinamização da dinâmica eleitoral, até o aparecimento de novos investimentos na região, seja no ramo imobiliário, seja no industrial. Ao lado de disso, não se pode ignorar as dinâmicas culturais que se expandem através da criação de grupos de dança, música, teatro, entre outros, até a consolidação de instituições de pesquisa sobre a história da região, cujo as ações reverberam o pulsar sócio-político da Baixada.

​

     Ao passo destas questões se verificou também a consolidação e expansão de centros de educação superior na Baixada e, concomitante a isto, a emersão de pesquisadores que incorporaram temáticas e questões diversas desta área em suas agendas. Contudo, percebemos a necessidade de articulação destas iniciativas com a finalidade de reunir as contribuições das pesquisas sobre essa Baixada contemporânea e também de construção de pautas propositivas para questões e demandas regionais – respeitando as singularidades municipais.

​

     A multiplicidade dos fenômenos sociais, políticos e econômicos que se desencadeiam na Baixada Fluminense, revelam por si só a amplitude das questões abordadas pelos diferentes campos de conhecimento - como Geografia, História, Sociologia, Antropologia, Letras, entre outras. Partindo de seus preceitos e métodos próprios, elas podem contribuir para a compreensão e o alargamento do conhecimento que pode servir entre outras coisas: [a] à popularização da história e dos fenômenos sociais locais da região; [b] à aproximação das pesquisas de forma complementar e sistemática; [c] à disseminação de práticas pedagógicas, capazes de colaborar com a educação básica na região; [d] à sistematização de informações importantes, que possam ser sustento para a elaboração de políticas públicas, de forma horizontalizada.

​

     Neste sentido, o 3ª Seminário de Estudos Contemporâneos sobre a Baixada Fluminense consolida a iniciativa de articular e discutir questões, além de reunir proposições, que balizem as ações coletivas dos estudos contemporâneos na Baixada. Serão bem vindas as articulações entre as diferentes instituições sediadas na Baixada Fluminense, entre diferentes grupos de pesquisa e entre diferentes movimentos sociais. Assim, convidamos todas e todos os pesquisadores, gestores públicos, estudantes, professores para participar e solidificar seus interesses sobre os estudos regionais acerca da Baixada Fluminense.

bottom of page